top of page

A coordenação do COMEM 2016 é composta pela ABEM e pelo Curso de Medicina da Universidade Federal de São João del-Rei/Campus Dom Bosco, contando com o apoio da DENEM e do Centro Acadêmico Rita Lobato, do Curso de Medicina da UFSJ Dom Bosco.

A Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) foi fundada em 21 de agosto de 1962, com sede provisória na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte/MG.

Tem como sócios, Centros, Faculdades, Escolas, Instituições e Cursos vinculados a educação médica, além de sócios individuais, honorários e beneméritos buscando o aprimoramento da Educação Médica.

​

A Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) foi fundada em 1986, na cidade de Fortaleza, durante o XVII Encontro Cientifico dos Estudantes de Medica, ECEM.

Para o desempenho de suas atividades a DENEM divide se em 8 regionais para facilitar o canal de diálogo entre a entidade nacional e os Centros ou Diretórios Acadêmicos, também denominados Coordenações Locais.

Com mais de 20 anos de existência, a DENEM vem desempenhado o papel de entidade representativa dos estudantes de medicina a partir de várias lutas e mobilizações e possuindo encontros periódicos, de âmbito regional e nacional, que constituem outros espaços deliberativos.

O Centro Acadêmico de Medicina, denominado Rita Lobato (CA-Rita), é a entidade oficial máxima representativa dos estudantes do curso de graduação em Medicina do Campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei. Fundado no dia 10 de outubro de 2014, sua existência é responsável por manter ativa lutas em prol de uma medicina mais humanizada, procurando novas formas de atuar percebendo a multiplicidade de sentidos e resgatar a memória daquelas e daqueles que se inscreveram na história da medicina quebrando tabus e reformulando a atuação frente a populações negligenciadas.

A Coordenadoria do Curso de Medicina Campus Dom Bosco da UFSJ (CMEDI) foi criada juntamente com o curso que foi implementado no início de 2014. A coordenação do curso visa formar profissionais médicos com formação crítica, humanística e reflexiva; vivência aprofundada das realidades e necessidades locais e regionais de saúde; capacidade de interlocução e gestão dos serviços de saúde local e regional e conhecimento científico, capacitado para articular ensino, pesquisa e extensão em serviços da rede de Saúde.

bottom of page